quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Testemunho de vida no Combate


O cristão é convocado pelo Senhor para ser um testemunho vivo entre os homens o livro santo afirma da seguinte forma: “descerá sobre vós o espirito santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas. Em Jerusalém em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo” (At 1,8) Um bom soldado de Cristo deve ter um excelente testemunho de vida, São Paulo mesmo afirmava: “tornai-vos os meus imitadores como eu sou de Cristo” (I Cor 11,1) o apóstolo Tiago exortando a comunidade cristã escreveu: “sede cumpridores da palavra e não apenas ouvintes; isto equivaleria a vos enganardes a vós mesmos” (Tg 01,22) o apostolo dos gentios exortava a igreja dizendo: “o reino de Deus não consiste em palavras mas em atos “(I Cor 4,20) por isso São Tomas de Aquino ensinava que: “o homem é senhor de seus atos” Santo Inácio de Antioquia no século II na era cristã escreveu uma carta exortando a Santa Igreja dizendo: “melhor calar e ser do que falar e não ser” São Pedro e São João no inicio da mãe igreja, quando eles estavam sendo repreendidos de pregar e ensinar em nome de Jesus  eles disseram: “não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” (At  4,20).
  Os cristãos devem testemunhar com a vida, o poder de Deus que transforma a vidas dos seres humanos; foi pelo poder do Espírito santo que na igreja primitiva os apóstolos testemunhavam o Cristo vivo. A sagrada escritura atesta isto: “com grande coragem os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor “ (At 4,33). Não é atoa que o livro dos atos do apóstolos é mencionado 25 vezes a palavra que se refere à “testemunho”.
   São Cipriano de Catargo dizia: “enquanto combatemos o bom combate da fé, Deus; seus anjos e o próprio Cristo nos contemplam. Que gloria imensa e que felicidade lutarmos na presença de Deus e sermos coroados por Cristo Juiz!” Deus pai acredita em seus soldados, por esta razão o próprio Deus permitiu que satanás tentasse Jó (Jó 1,6-22). Não foi ele provado por ser um servo mal, mas muito pelo contrario a escritura diz: “o Senhor disse-lhe: notaste o meu servo Jó, não há outro igual a ele na terra. É um homem integro e reto temente a Deus que se manteve longe do mal” (Jo 1,8) veja que, otestemunho de Jó fazia Deus contemplar e até mesmo apostar que ele seria fiel ao seu Deus, é de Homens e mulheresde testemunho que a Santa Igreja precisa. Soldados que possuam armadura da santidade e que façam o inimigo ficar cego com o seu resplendor .Santo Agostinho falado da importância do testemunho dizia: “é eloquente aquele cuja a vida é uma pregação “, Santo Antônio de Pádua espelho de santidade em um dos seus sermões escreveu para os pregadores: “o pregador fala com dois lábios, com o da sua vida e com a sua boa fama”, por isso está escrito : “boa fama vale mais que bom perfume” (Ecl 7,1) arrasta uma multidão. Todavia o apostolo São Paulo escreveu : “graças sejam dadas as Deus, que nos concede sempre triunfar em Cristo, e que por nosso meio difunde o perfume do seu conhecimento em todo lugar.
 


“Somospara Deus um perfume do seu conhecimento em todo lugar; somos para Deus o perfume de Cristo entre os que se salvam, e entre aqueles que se perdem” (II Cor 2,14-15). O testemunho de vida inala um odor de santidade onde as almas são arrastadasa  serem testemunhas do evangelho de Cristo, o livro dos cânticos dos cânticos esta escrito: “suave é a fragrância de teus perfumes; o teu nome é como um perfume derramado; por isso amam as jovens” (Ct 1,3) as jovens almas são arrastadas por um testemunho vivo do evangelho de Jesus Cristo.São Francisco de Assis dizia: “pregai com a vida, se preciso usai palavras”. Um belo dia um irmão franciscano queria pregar com o pai Francisco. Eles saíram andando pelas ruas da cidade deAssis, depois de terem andando por muitas horas voltaram para onde estavam. Então o frade perguntou quando iremos pregar , ele respondeu: nos já pregamos. Com a nossa vida.O testemunho de vida é de suma importância, os santos da igreja foram forjados no fogo da prova, por isso formam modelos de santidade para o cristianismo. No combate espiritual a primeira regra é ser um soldado exemplar. O que podemos falar de homens que foram verdadeiras testemunhas de Cristo. Vejamos alguns exemplos:
São Pedro e São Joao foram presos por causa do testemunho que deram de Jesus Cristo (At 9,1-3) Santo Estevãofoi um homem tão cheio do espirito santo que ao terminar de pregar a palavra do Senhoro povo “fixando nele os olhos, todos os membros do conselho que estavam ali presente viram o seu rosto semelhante ao de um anjo” (At 6,15) e São Paulo que escreveu um pouco sobre o que passou por amor ao reino de Deus: “muitas vezes, vi a morte de perto. Cinco vezes recebi dos Judeus os quarentas açoites menos um. Três vezes fui flagelado com varas. Uma vez apedrejado, três vezes naufraguei, uma noite e um dia passei no abismo.Viagens sem conta, exposto a perigos nos rios, perigos de salteadores, perigos da parte de meus concidadãos, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos! Trabalhos e fadigas, repetidas vigílias, com fome e sede, frequente jejuns, frio e nudez”! (II Cor 11,23-27) o que falar de Santo Antão que viveu85 anos a pão e agua, lutando com o demônio. Frequentemente Santo Agatão abade durante três anos manteve na boca uma pedra para aprender a ficar em silêncio. Santo Ambrósio durante sua agonia para morrer , respondeu aos que lhe pediram que obtivesse com preces, o prolongamento de sua vida: “não vivi de maneira a me envergonhar de viver entre vocês, nem temer morrer, pois temos um bom Senhor”. O que podemos dizer do testemunho de Santo Agostinho no que se refere a vigilância, não permitia que mulher alguma morasse com ele, nem mesmo sua irmã Germânia, nem as filhas de seu irmão que serviam a Deus. Ele dizia que embora nenhuma má suspeita de sua irmã e sobrinhas, como elas tinham necessidade de outras pessoas e recebiam visitas, isso poderia levar os fracos às tentações humanas ou com a certeza as suspeitas infames dos homens maus.  O que falar do grande São Basílio. Contasse que através de uma visão, o eremita chamado Efrém conheceu o grau de santidade que Basílio havia atingido em êxtase, Efrém viu uma coluna de fogo que partia da cabeça do santo e tocava o céu, e ouviu uma voz vinda do alto que dizia: “o grande Basílio é como essa imensa coluna que você vê”. Ele foi então a cidade no dia da epifania para conhecer o tão notável personagem.Ao vê-lo vestindo uma estola branca e caminhando majestosamente com seus clérigos. Disse consigo mesmo: “tive trabalho à toa em vir pois esse homem rodeado de honras não pode ser aquele que apareceu na visão. Se nos, eremitas que carregamos o peso do dia e do calor, nunca alcançamos nada semelhante como ele, cheio de tais honrarias, pode ser uma coluna de fogo” São Basílio, que por revelação soube dos pensamentos de Efrém, fez com que ele fosse vê-lo. Levando diante do Bispo, o eremita viu uma língua de fogo que saia de sua boca e pensou: “Basílio é grande mesmo, é, sim uma coluna de fogo. O espirito santo realmente fala na boca de Basílio”.

postado por
Irmão Trovão
Fundador da Fraternidade Combatentes na Fé




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria