quinta-feira, 9 de agosto de 2012


Auto Conhecimento no Campo de Batalha


É de suma importância o conhecimento de si, mesmo em uma batalha. Muitos homens morrem espiritualmente, porque não possuíam o auto conhecimento, muitos querem vencer Satanás, mas primeiro deve vencer a si mesmo.
“Acolhei aquele que é fraco na fé com bondade”( Rm 14,1), ou seja nós mesmos, pois como São Paulo escreveu “ Pois aquele que julga estar em pé, tome cuidado para não cair”( 1Cor 10,12), por esta razão o salmista diz “ Se o Senhor não edificar a casa em vão trabalham os que a constroem”( Sl 126,1), a sua casa, ou seja, a sua alma precisa estar alicerçada em dois pilares que são a oração e o auto conhecimento.
Na oração o homem reconhece todos os seu erros, todas as suas enfermidades, e através da oração ele experimenta a cura, um escritor do século V chamadoEvagrioPônticoescreveu “  Se quiseres chegar ao conhecimento de Deus procura conhecer te a ti mesmo”, pois São Paulo mesmo diz “ Sois o templo de DEUS” ( 1 Cor 3,16).
São Clemente de Alexandriado século III também afirma“ Parece, pois que o mais importante de todos os conhecimentos é o conhecimento de si próprio; pois quando alguém se conhecer a si próprio, le há de chegar ao conhecimento de DEUS”, escreveu  Nilo do século V em uma carta a um jovem monge “ Antes de tudo, conhece te a ti mesmo, pois não existe nada mais difícil do que conhecer se a si mesmo, nada mais trabalhoso, nada que exija maior esforço, mas quando chegares a conhecer te também poderás conhecer a DEUS”.
É mistério saber que somos imagem e semelhança de DEUS (Gn 1,26) mas pelo pecado esta imagem desfigurou porem Cristo se encarnou e se fez homem para que sejamos chamados filhos de DEUS (1 Jo 3,1).
São Bernardosobre o auto conhecimento diz “ Reconhece te como imagem de DEUS e envergonha te por a teres recoberto com uma imagem estranha. Lembra te de tua nobreza e envergonha te de quando decaíste” Não deixes de reconhecer tua beleza, para que mais ainda te angusties por tua fealdade”, para sermos homens e mulheres fortes é necessário reconhecer a sua fraqueza e que és um pecador. São Joãoo teólogo escreveu “ Se dizemos que não temos pecado, enganamos nos a nós mesmos e a verdade não esta em nós”( 1 Jo 1,8), Davi o servo de DEUS exclama “  Eis que nasci da culpa, minha mãe concebeu me no pecado” ( Sl 50,7). Filhos amados da Santa Igreja é necessário reconhecer mos nossas fraquezas, São Paulo possuía o auto conhecimento e sabia de suas misérias ele mesmo disse “ Não faço o bem que queria, mas o mal que não quero” ( Rm 7,19), por isso ele afirma “Prefiro gloriar me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo” (2 Cor 12,9).

Santo Antãoao patriarca Pimênio“ Esta é a grande obra do homem:Ele apresentar seu pecado aos olhos de DEUS, e contar com a tentação até o ultimo suspiro”. Por esta razão a Sagrada Escrituradiz “ Pois é pelo fogo que se experimentam, os homens agradáveis a DEUS” ( Eclo 2,5), a respeito do fogo da tentação EvágrioPôtico ensina “ Quando oras como convém, espera o que não convém e resiste bravamente!”.
Através da oração o homem se uni a DEUS, e DEUS revela coisas misteriosas que há no homem que ele ignora ( Jr 33,3), no livro das confissões Santo Agostinhodeclara “ Mas tu, Senhor fizeste me voltar a mim mesmo, eu que havia virado as costas a mim porque não me queria ver, e me puseste face a face comigo mesmo para que eu visse a minha indignidade e minhas deformidades, visse como estou cheio de sujeiras e de manchar e de ulceras e eu vi a espantei me, e não soube para onde fugir de mim mesmo”. Não se espante pois os Santos também pecaram, mas sempre se levantavam procurando se conhecer cada vez mais, o grande sábio  Salomão  escreveu em seu livro Provérbios: “Porque o justo cai sete vezes, mas ergue se, enquanto os ímpios desfalecem na desgraça” ( Pr 24,14).
Os Santos se tornaram o que são porque eles entraram na escola do alto conhecimento. Santo Antão mesmo afirma “ É muito bom para nós reconhecermos a nossa cela e durante a nossa vida refletirmos muito sobre nós mesmo, até ficar mos sabendo a espécie de pessoa que nós somos”,  a respeito deSão Bento escreveu São Gregório “ Examinava se constantemente, sem deixar o olhar de seu coração divagar para fora”.
AnselmGrümum monge Alemão escreveu que “ A oração impele nos ao auto conhecimento, porque se não conhecermos nossos pensamentos e impulsos mais íntimos, nós não podemos concentrar nos para rezar, sem vigilância interior, nós somos constantemente perturbados por distrações na oração”. Quando oramos DEUS abre o céu e nos mostra quem somos, assim aconteceu com o profeta Isaias ele viu a glória divina e reconheceu a sua fraqueza dizendo “ Ai de mim, estou perdido porque sou um homem de lábios impuros, e habito como um povo de lábios impuros” ( Is 6,5), Davi também em oração, DEUS revelou a sua fraqueza e ele disse “ Lavai me totalmente de minha falta, e purificai me de meu pecado” ( Sl 50,4). A escritura também nos ensina a respeito de São Pedro quando ele se deparou com Jesus Cristo e reconheceu a sua miséria “Simão Pedro caiu aos pés de Jesus e exclamou “ Retira me de mim Senhor, pois sou um homem pecador” ( Lc 5,8), estes exemplos nos mostra que através da oração aos poucos vai se revelando quem somos diante de DEUS.
Santo Tomás de Aquino diz“ A oração é necessária não para que DEUS conheça as nossas necessidades, mas para que nós fiquemos conhecendo a necessidades que temos de recorrer a DEUS”,  sem a graça de DEUS nada podemos fazer, é ele que nos revela quem somos de fato. Sem a oração e o auto conhecimento nós seremos facilmente abatidos pelo exército inimigo, sem sombra de duvidas é necessário possuir um conhecimento da natureza humana para saber mos, onde o nosso inimigo ira contra atacar com sua perversidade.
  
postado por
Irmão Trovão
Fundador da Fraternidade Combatentes na Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria