segunda-feira, 20 de agosto de 2012


Resistindo a tentação


“Resisti ao demônio, e ele fugira para longe de vós”(Tg 4,7),  se quisermos vencer as tentações o primeiro passo é resistir aos assaltos do inimigo. Santo Afonso de Ligório diz“ O senhor costuma permitir que as almas que lhe são caras, sejam mais atormentadas pelas tentações” Santa Ângela de Foligno  e  Santa Catarina de Sennaforam muito tentadas na pureza, mas essas tentações longe de diminuírem a sua pureza mais a aumentaram. Cada tentação vencida dizSão Bernardo“ é uma coroa adquiria”. O senhor revelou aSanta Matilde “Aquele que é tentando e vence a tentação com a minha graça, por toda a tentação vencida acrescenta uma pedra preciosa”.
Narra se nas Crônicas cistencienses que um monge, tendo sido durante a noite acometido de fortes tentações impuras, que combateu e venceu a tentações impuras. Um leigo teve uma visão na qual um jovem formosíssimo lhe entregava uma coroa ornada de perolas, dizendo lhes“ Vai ter com tal monge e leva lhe esta coroa que ganhou esta noite”  o leigo relatou a visão ao abade, o qual mandou chamar o referido monge,tendo lhe contado a luta que tivera, compreendeu o Abade que aquela coroa significava o premio que DEUS prepara no céu ao vencedor da tentação. Santo Ambrósiocompleta dizendo “ És coroado por causa das lutas no mundo. Embora a recompensa esteja no céu, o mérito as recompensas, porem já se encontra aqui”. São Leão Magno ensina “Combate sem temor e por amor contra as tentações do inimigo e, se respeitas os juramentos da milícia celeste, não duvidasse de que, um dia, serás coroado pela vitória no campo de triunfo do rei eterno”.  A sagrada escritura a respeito da tentação diz “ Não nos sobreveio tentação alguma que ultrapasse as forças humanas, DEUS é fiel: não permitirá que sejas tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suporta la e sairdes dela”(I Cor 10,13), o Senhor capacitará no combate e nos dará o triunfo para vencer as tentações. O bem aventurado José Allamanoem seu livro a vida espiritual escreveu: “Nem os Santos foram poupados desta luta”, São José de Copertinofazia milagres e mais milagres, no entanto, sofria terríveis tentações.Santa Catarina de Sena, provando certa vez de violentas tentações, pedia a nosso Senhor que a livrasse, mas Jesus fazia ouvidos moucos...por fim ele apareceu e disse  “ não sabes que eu estava no teu coração e te assistia?Queria ver como lutavas; fizeste muitos atos de virtude”. O livro do imitação de Cristo esta escrito “ Aparelha te pois para a batalha, se queres conseguir a vitória.Sem peleja não podes ser coroado; porém, se o desejas ser, peleja valorosamente e sofre com paciência sem trabalho não se chega ao descanso, sem peleja não consegue a vitória”. São Jerônimodiz que “ Não há tempestade pior para um navio do que uma longa calmaria”. Com isto ele queria ensinar que um homem que não sofrer turbulência ele fica orgulhoso e acha que não
 
necessita de graça e do auxilio de DEUS.Santo Afonso de Ligório ensinava “Não devemos desejar semelhantes tentações, mas aceita las com designação, pensando que DEUS permite para nosso maior bem”. São Paulo atormentado por elas, pediu três vezes ao Senhor que o livresse delas; mas DEUS respondeu lhe “Basta te a minha graça, porque a virtude se fortalece com a tentação”(II Cor12,8), São Jerônimo explica “ E precisamos matar o inimigo enquanto é pequeno”, Santo Afonsocompleta “Mata se facilmente o leão, enquanto é pequenino, mas não assim quando se tornou grande”. Cortando o mal pela raiz com o machado da oração (Mt 3,10), e se este leão continuar rugindo contra nós, nos posicionaremos como o rei Davi que “ Agarrava o pela goela e estrangulava o”(I Sm 17,35), o livro do profeta Jeremias está escrito “Rugiram contra ele os leões enfurecidos; transformando a região em deserto”(Jr 2,15), os leões enfurecidos do inferno, devastou levando muitas almas para o inferno porque não resistiam a tentação, mas os soldados de Cristo lutaram contra a tentação até o ultimo instante.
Por essa razão São Leão Magno afirmava “Caríssimos, não existe nenhuma obra de virtude sem a experiência da tentação, nenhuma fé sem provações, nenhum combate sem inimigo, nenhuma vitória sem compromisso”.

Postado por
Ir.Trovão


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria