segunda-feira, 20 de agosto de 2012


A ALEGRIA ME FAZ VENCEDOR


Os santos eram alegres por servirem ao senhor, por terem se alistado neste exercido de Jesus Cristo, São Paulo é considerado o teólogo da alegria, ele cita em suas cartas mais de 130 vezes a palavra alegria, em sua carta aos Filipenses ele dizia “ Alegrai vos no Senhor” ( Fl 3,1), entre os nove frutos do espírito santo em Gálatas ( 5,22-23), a alegria está em segundo lugar na lista, como uma das três virtudes da vida interior. São Francisco de Sales afirmava “ um Santo triste é um triste santo”, de fato estamos no combate e combatemos com alegria interior, pois esta escrito “ considerai que é suma alegria, meus irmãos, quando passais por diversas provações” (Tg 1,2), todavia somos mais que vencedores, o nosso grande Deus Jesus Cristo venceu por nós e orientou nos “ no mundo haveis de ter aflições.Coragem! Eu venci o mundo” ( Jo 16,33).

Nossa Senhora quando ficou repleto do Espírito Santo e o seu cálice trasbordava exclamou “minha alma glorifica ao senhor, meu Espírito exulta de alegria em Deus meu salvador” ( Lc 1, 46-47), aqueles que fazem uma experiência com Deus, o seu coração transborda de alegria, até nas perseguições glorificam a Deus, vejamos os apóstolos que depois de açoitados “ eles saíram da sala do grande conselho cheio de alegria, por terem sido achados dignos de sofrer afrontas pelo nome de Jesus” ( At 5,41), não é uma alegria somente externa, mas a perfeita alegria que vem da alma como ensinava São Francisco de Assis, São Felipe Neri é conhecido como o Santo da Alegria e dizia “ Amor e alegria ou amor e humildade este deveria ser o nosso lema”, o bom humor, a alegria e o otimismo deste Santo refletem a atitude interior de alguém que, deixar guiar pelo Espírito Santo de Deus e sabe de certa forma “ antecipar o céu”.
São João Bosco ensinava “ o céu ajuda o homem alegre” também dizia São Francisco de Sales “a alegria abre, a tristeza fecha o coração”, escreveu São Proclo de Constantinopla “ cristo manifestou se ao mundo e, pondo ordem onde havia desordem, encheu o de beleza e alegria”, ouçamos o que dizia Santa Gertrudes “ Que os votos e os desejos do meu coração se alegrem em tua presença, e que os dons de tua graça tão variadas cantem glória a ti”, Santo Odão foi abade grande homem, ao mesmo tempo mão de ferro e de uma bondade infinita, e sempre alegremente disposto “ no recreio fazia nos rir até as lagrimas” escreveu um dos seus monges, um sorriso pode converter uma pessoa, com um sorriso pode se curar os enfermos, levantar os paralíticos, curar os abatidos, vencer os orgulhos, destronar os soberbos e expulsar os demônios. São Francisco de Assis dizia“ A alegria exorciza os demônios”, pois eles não possuem a verdadeira alegria.

Estamos na arena do mundo e devemos almejar a coroa da vida, o exército de Jesus Cristo deve ter bom animo, mesmo nas provações da vida, como escreveu São Cipriano de Cartago “ enquanto combatemos o com combate na fé, Deus, seus Anjos e o próprio Cristo nos contemplam. Que glória imensa e que felicidade lutarmos na presença de Deus e sermos coroados por Cristo Juiz!” 
Imaginemos Deus em seu Trono glorioso, observando o seus filhos vencendo o combate na alegria do espírito, era assim que Deus olhava para São Paulo quando estava preso e declarava para os seus filhos na fé “ Alegrai vos sempre no senhor, repito alegrai vos!” (Fl 4,4), o que dizer de São Lourenço que na hora em que estava sendo grelhado vivo, encontrou um momento para dizer aos que martirizavam “este lado já esta assado pode assar o outro”, Santo Ambrósio escreveu para os soldados que se alistaram neste exército, dizendo assim  “Fostes ungido como atleta de Cristo, como se fosses entrega te a uma luta neste mundo, fizeste profissão de te entregar a luta, aquele que luta tem o que esperar; onde há luta, ai há coroa, arme mo nos com as armas da alegria, para vencermos o mundo que esta infectado pela tristeza”. São Francisco de Sales dizia “ Deus é o Deus da alegria, a alegria é, portanto, a atitude da verdadeira piedade”, o pecado traz tristeza e desanimo e a alegria levanta os ânimos e nos leva a santidade, Santo Agostinho confirma dizendo “ o pecado é o motivo de tua tristeza, deixa que a santidade seja motivo de tua alegria”.
No novo testamento a palavra alegria é mencionada 326 vezes, quando a virgem Maria visitou a sua prima Isabel ela exclamou “donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor? Pois assim que a voz de sua saudação chegou aos meus ouvidos a criança estremeceu de alegria no meu seio”( Lc 1,43-44), a voz da Virgem Maria estava repleta de alegria de Deus e entrando pelos ouvidos de Santa Isabel, fez estremecer de alegria o profeta. João Batista experimentou um êxtase de alegria ainda quando estava no seio de sua mãe.

Postado por
Ir.Trovão







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria