sábado, 21 de janeiro de 2012


                                                 Metodo Billings

                                                                   
A Igreja recomenda aos casais usarem, quando necessário, o método de controle da natalidade natural, desenvolvido pelo casal Billings. Os métodos naturais são os únicos que indiscutivelmente não prejudicam a saúde da mulher, além do que proporcionam ao casal uma cooperação que os métodos artificiais dispensam, geralmente com prejuízo para a mulher que recorre a meios artificiais.
        Este vai além de ser um método, mas podemos observar que ele acaba entre vários benefícios resgatando nos casais a necessidade do diálogo, uma vez que a sua eficiência esta justamente ligada ao diálogo; uma vez lembrando que o esposo que deve estar dialogando com a esposa para estar registrando sobre a sua mudança de ciclo.
Como a Igreja vê a questão do controle da natalidade? O Catecismo da Igreja ensina que:
§2368 – “Por razões justas (GS 50), os esposos podem querer espaçar os nascimentos de seus filhos. Cabe-lhes verificar que seu desejo não provém do egoísmo mas está de acordo com a justa generosidade de uma paternidade responsável. Além disso regularão seu comportamento segundo os critérios objetivos da moral.”
§370 – “A  continência periódica, os métodos de regulação da natalidade baseados na auto-observação e nos recursos aos períodos infecundos (HV 16) estão de acordo com os critérios objetivos da moralidade. Estes métodos respeitam os corpos dos esposos, animam a ternura entre eles e favorecem a educação de uma liberdade autêntica. Em compensação, é intrinsecamente má “toda ação que, ou em previsão do ato conjugal, ou durante a sua realização, ou também durante o desenvolvimento de suas conseqüências naturais, se proponha, como fim ou como meio, tornar impossível a procriação.” (Humanae Vitae, 14)
§2369 – “Salvaguardando esses dois aspectos essenciais, unitivo e procriativo, o ato sexual conserva integralmente o sentido de amor mútuo e verdadeiro e sua ordenação para a altíssima vocação do homem para a paternidade” (HV 12).
§2399 – “A regulação da natalidade representa um dos aspectos da paternidade e da maternidade responsáveis. A legitimidade das intenções dos esposos não justifica o recurso a meios moralmente inadmissíveis (por exemplo, a esterilização direta ou a contracepção)”.
Quando se aprende a usar o método direito, ele funciona, em qualquer caso, mesmo logo após a gravidez ou para mulheres que têm o ciclo menstrual desregulado, pois ele não depende da periodicidade do ciclo da mulher. É um método garantido até pela Organização Mundial da Saúde.
A mulher aprende com este método a se conhecer e a saber os dias em que está fértil ou não. Assim, pode juntamente com esposo fazer um controle sobre o melhor período de natalidade. Conheço muitos casais que usam com sucesso o método Billings há anos; e vou transcrever aqui, com a devida autorização, o testemunho de uma mulher que me enviou seu belo depoimento:
É preciso deixar bem claro que para a eficiência deste método é necessário o acompanhamento de um profissional designado pelo cemplafam. Muitas vezes vamos nos deparar com pessoas que fizeram o método e se acham aptos para orientar outros casais, mas é necessário consultar primeiro o cemplafam para confirmar se esta pessoa esta participando das formações de reciclagem.
Procure um lugar mais próximo de onde você mora e confira.
O CENPLAFAM – CENTRO DE PLANEJAMENTO FAMILIAR, tel (11)3889-8800 / 3889-8801, em São Paulo, (R. Bernardino de Campos, 110/conj. 12 cep: 04004-040 – Fax: (011)3870 0245) dá orientações e treinamento de como os casais podem usar o método Billings. O email do CENPLAFAM: cenplafam.brasil@cenplafam.com.br – Site:cenplafam.com.br/” “>www.cenplafam.com.br
fonte: repórter de cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria