domingo, 1 de maio de 2011

Mariologia


ESCOLHA DA VERDADEIRA DEVOÇÃO À SANTISSIMA VIRGEM
Conhecidas estas cinco verdades, é preciso, mais do que nunca, fazer agora uma boa escolha da verdadeira devoção a virgem santíssima, pois, como jamais pululam falsas devoções a Maria Santíssima, as quais passam facilmente por devoções verdadeiras. (T.V.D. 95)
O demônio, como um moedeiro falso e em enganador fino e experimentado, tem já enganado e perdido inúmeras almas, inculcando uma falsa devoção à Santíssima Virgem, e todos os dias vale-se de sua experiência diabólica para lançar outras mais à eterna condenação, divertindo-as a acalentando-as no pecado, sob o pré-texto de algumas orações mal recitadas e de
algumas práticas exteriores que lhes inspira. (T.V.D. 95)
OS FALSOS DEVOTOS E AS FALSAS DEVOÇÕES
À SANTÍSSIMA VIRGEM

Conheço sete espécies de falsos devotos e falsas devoções à santíssima virgem: 1ª os devotos críticos, 2º os devotos escrupulosos, 3º os devotos extintores, 4º os devotos presunçosos, 5º os devotos inconstantes, 6º os devotos hipócritas, 7º os devotos interesseiros. (T.V.D. 96)
OS DEVOTOS CRÍTICOS
Os devotos críticos são, em geral, sábios orgulhosos, espíritos fortes e presumidos, que tem no fundo uma certa devoção à Santíssima Virgem, mas que vivem criticando as práticas de devoção que a gente simples tributa de boa fé e santamente a esta boa mãe, pelo fato de estas devoções não agradarem à sua culta fantasia. (T.V.D. 97)
OS DEVOTOS ESCRUPULOSOS
Os devotos escrupulosos são aqueles que receiam desonrar o filho, honrando a mãe, e rebaixá-lo se a exaltarem demais. (T.V.D. 98)
OS DEVOTOS EXTERIORES
Devotos exteriores são as pessoas que fazem consistir toda a devoção à Santíssima virgem em praticas exteriores; que só tomam interesse pela exterioridade da devoção à santíssima virgem, por não terem espírito interior; que recitarão às pressas uma enfiada de terços ouvirá sem atenção, uma infinidade de missas, acompanharão as procissões sem devoção, farão parte de todas as confrarias sem emendar de vida. (T.V.D. 100)

OS DEVOTOS PRESUNÇOSOS
Os devotos presunçosos são pecadores abandonados a suas paixões, ou amantes do mundo, que, sob o belo nome de cristãos e devotos da santíssima virgem, escondem ou o orgulho, ou a avareza ou a impureza, ou a embriaguez, ou a cólera, ou a blasfêmia, ou a maledicência ou a injustiça, etc. (T.V.D. 101)
OS DEVOTOS INCONSTANTES
Devotos inconstantes são aqueles que são devotos da santíssima virgem periodicamente, por intervalos e por capricho: hoje são fervorosos, manha, tíbios; agora, mostram-se prontos a tudo empreender em serviço de Maria e logo após já não parecem os mesmos. (T.V.D. 105)
OS DEVOTOS HIPOCRITAS
Há também falsos devotos da santíssima virgem, os devotos hipócritas, que cobrem seus pecados e maus hábitos com o manto desta virgem fiel, a fim de passarem aos olhos do mundo por aquilo que não são. (T.V.D. 106)
OS DEVOTOS INTERESSEIROS
Há ainda os devotos interesseiros, que só recorrem à Santíssima Virgem par ganhar algum processo, para evitar algum perigo, para se curar de alguma doença, ou em qualquer necessidade desse gênero, sem o que a esqueceriam; uns e outros são falsos devotos que não tem aceitação diante de Deis e de sua mãe santíssima. (T.V.D. 106)


A VERDADEIRA DEVOÇÃO A SANTÍSSIMA VIRGEM

Depois de descobrir e condenar as falsas devoções à santíssima virgem cumpre estabelecer em poucas palavras a devoção verdadeira, que é: 1º interior 2º terna, 3º santa, 4º constante, 5º desinteressada. (T.V.D. 107)

A VERDADEIRA DEVOÇÃO INTERIOR
Antes de tudo, a verdadeira devoção a santíssima virgem é interior isto é, parte do espírito é do coração. (T.V.D. 107)
A VERDADEIRA DEVOÇÃO É TERNA
Em segundo lugar é terna, quer dizer cheia de confiança na santíssima virgem da confiança de um filho em sua mãe. Impele uma alma a recorrer a ela em todas as necessidades do corpo e do espírito, com extremos de simplicidade, de confiança e de ternura; ela implora o auxilio de sua boa mãe em todo tempo, em todo lugar, em todas as coisas: em suas duvidas, para ser esclarecida, em seus erros, para se corrigir; nas tentações para ser sustentada. (T.V.D. 108)
A VERDADEIRA DEVOÇÃO É SANTA
Terceiro, a verdadeira devoção a santíssima virgem é santa: leva uma alma e evita o pecado e a imitar as virtudes da santíssima virgem, principalmente sua humildade profunda, sua continua oração, sua obediência cega, sua fé viva, sua mortificação universal, sua pureza divina, sua caridade ardente, sua paciência heróica, sua doçura angélica e sua sabedoria divina aí estão as dez virtudes principais da santíssima virgem. (T.V.D. 108)
A VERDADEIRA DEVOÇÃO É CONSTANTE
Quarto, a verdadeira devoção a santíssima virgem é constante, firma uma alma no bem, e ajuda-a a preservar em suas praticas de devoção. Torna-a corajosa para se opor ao mundo em suas modas e máximas, à carne, e, seus aborrecimentos e paixões, e ao demônio, em suas tentações. (T.V.D. 109)
A VERDADEIRA DEVOÇÃO É DESINTERESSADA
A verdadeira devoção à virgem santíssima é, finalmente, desinteressada, leva a alma a buscar não a si mesma, mas somente a Deus em sua mãe santíssima. O verdadeiro devoto de Maria não serve a esta augusta rainha por espírito de lucro e de interesse, nem para seu bem temporal ou eterno, corporal ou espiritual, mas unicamente porque ela merece ser servida, e Deus exclusivamente nela; o verdadeiro devoto não ama a Maria precisamente porque ela lhe faz ou ele espera pela algum bem, mas porque ela é amável. (T.V.D. 110)
E MUITO DIFICIL PARA NÓS CONSERVAR AS GRAÇAS E TESOUROS RECEBIDOS DE DEUS

E extremamente difícil, devido à nossa fraqueza e fragilidade, conservarmos em nos as graças e os tesouros que recebemos de Deus. (T.V.D. 92)
S. Paulo nos diz: “Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus”. (2 COR 4,7).
Porque os demônios, que são ladrões finórios, buscam surpreender-nos de improviso para nos roubar e despojar;
espreitam dia e noite o momento favorável a seu desígnio. (T.V.D. 92)
S. Pedro o papa nos alerta: “sede sóbrios e vigiai, vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que rege, buscando a quem devorar”. (T.V.D 5,8)
Pelo pecado, arrebatar-nos num momento, tudo que em longos anos conseguirmos alcançar de graças e méritos, e tanto mais devemos temer esta desgraça, sabendo quão incomparável é sai malicia, sua experiência, suas astucias e seu numero. (T.V.D 92)
Pessoas tem havido muito mais cheias de graça do que nós, mais ricas em virtudes, mais experientes mais elevadas em santidade, que foram surpreendidas, roubadas, saqueadas lamentavelmente. (T.V.D 92-93)
A que atribuir tão estranha mudança? Não foi falta de graça, pois a graça não falta a ninguém; foi falta de humildade. (T.V.D 93)
Essas pessoas acreditavam-se mãos fortes e suficientes do que o eram na realidade; julgavam-se capazes de guardar seus tesouros; fiaram-se a apoiarem-se em si próprias; creram sua casa bastante segura e bem fortes os seus cofres para guardar o precioso tesouro da graça e, devido a essa segurança imperceptível que tinham em si (conquanto lhes parecesse que se apoiavam na graça de Deus), é que o justíssimo senhor, abandonando-as as próprias forças, permitiu que fossem roubadas. (T.V.D 93)
Ah! Se tivessem conhecido a devoção admirável que vou expor, em seguida, teriam confiado seu tesouro à virgem santíssima poderosa e fiel, que a teria guardado como seu próprio bem, fazendo mesmo, disso, um dever de justiça. (T.V.D 93)
É difícil perseverar na justiça, por causa da corrupção do mundo. O mundo está, atualmente, tão corrompido, que é quase necessário que os corações religiosos sejam manchados, se não pela lama, ao menos pela poeira dessa corrupção; de modo que se pode considerar um milagre o fato de ima pessoa manter-se firme no meio dessa corrente impetuosa sem que o turbilhão a arraste. (T.V.D 94)

DEUS QUER SERVIR SE DE MARIA NA SANTIFICAÇÃO DAS ALMAS

Santo Antonio nos diz: “Deus pai ajuntou todas as águas e denominou-as mar; reuniu todas as suas graças e chamou-as Maria. (T.V.D 30)
Deus espírito santo comunicou a Maria, sua fiel esposa, seus dons inefáveis, escolhendo-a para dispensadora de tudo que Ele possui. Deste modo ela distribui seus dons e suas graças a quem quer, quanto quer, como quer e quando quer, e dom nenhum é concedido aos homens, que não passe por suas mãos virginais. (T.V.D 31).
Pois que a graça aperfeiçoar a natureza e a glória aperfeiçoar a graça é certo que nosso senhor continua a ser, no céu tão filho de Maria, como o foi na terra. (T.V.D 32)
Por conseguinte, Ele conserva a submissão e obediência do mais perfeito dos filhos para com a melhor das mães (T.V.D 32)
Cuidemos, porém, de não atribuir a essa dependência o menor abaixamento ou imperfeição em Jesus Cristo. (T.V.D 32)
Maria está infinitamente abaixo de seu filho, que é Deus, e, portanto, não lhe dá ordens como uma mãe terrestre as dá a seu filho. Maria, porque está toda transformada em Deus pela graça e pela glória que, em Deus, transforma todos os santos, não pede, não quer, não faz a menor coisa, contrário à eterna e imutável vontade de Deus. (T.V.D 33)
S. Bernardo nos ensina: “que no céu e na terra tudo, o próprio Deus, está submisso à santíssima virgem. (T.V.D 33)
Deve-se entender que a autoridade, que Deus espontaneamente lhe conferiu, é tão grande que ela parece ter o mesmo poder que Deus, e que suas preces e rogos são tão eficazes que se podem tomar como ordens junto de sua majestade, e ele não resiste nunca às suplicas de sua mãe porque ela é sempre humilde e conformada à vontade divina. (T.V.D 33)


A DEVOÇÃO À SANTA VIRGEM É NECESSÁRIA A TODOS OS HOMENS PARA CONSEGUIREM A SALVAÇÃO

Na opinião dos santos padres, entre outros, santo Agostinho, santo e frei diácono de edessa, são Cirilo de jerusalém, são germano de Constantinopla, são João de damasco, santo anselmo, são Bernardo, são Bernardino, santo Tomás e são Boa ventura , que a devoção a santíssima virgem é necessária a salvação. (T.V.D 43)
Ao contrario, é indicio certo de predestinação ser-lhe inteira e verdadeiramente devotado. (T.V.D 44)
(significado da palavra devoto: oferecido em voto: destinado; afeiçoado; dedicado)
S. João Damasceno nos exorta: “ser vosso devoto,
ó virgem santíssima, é uma arma de salvação que Deus dá, aqueles que quer salvar. (T.V.D 44)
S. Francisco de Assis consta em sua crônicas em que se conta que o santo viu, em êxtase, uma escada enorme, em cujo topo, apoiado no céu, avultava a santíssima virgem. (T.V.D 45)
(significado da palavra AVULTAVA: representar em relevo; aumentar; fazer-se notável peça grandeza ou importância.)
S. DOMINGOS GUSMÃO conta em suas crônicas quando o santo pregava o rosário nas proximidades de carcassona, quinze mil demônios, que possuiam a alma de um infeliz herege, foram obrigados, por ordem da santíssima virgem, a confessar muitas verdades grandes e consoladoras, referentes à devoção a Maria, e eles para própria confusão, o fizeram com tanto ardor e clareza que não se pode ler essa autentica narração e o panegírico, que p demonio, embora a contragostos fez da devoção marina, sem derramar lagrimas de alegria, ainda que pouco devoto se seja da santíssima virgem. (T.V.D 45)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria