quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

                                       Quaresma

Quaresma: foi os quarentas dias que vão de quarta-feira de cinzas até o Domingo de  Páramos. Nestes quarenta dias Jesus foi ao deserto e tentado pelo demônio, sem comer e sem beber. Confira em Mt: 04.01s. E estes quarenta dias a Igreja nos convida a entrar nesta espiritualidade fortíssima, a onde somos chamados a conversão a ter a alma penitente adquirindo os exercícios espirituais no jejum, oração, observando tudo o que Jesus passou. Catecismo da igreja no par:1438 vai falar assim. Os Tempos e os dias de penitencia ao logo do ano litúrgico ( o tempo da quaresma, cada sexta-feira em memória da morte do senhor ) são momentos  fortes da pratica penitencial da Igreja. Esses tempos são particularmente apropriados aos exercícios espirituais as liturgias penitencias, as peregrinações em sinal de penitência, ás privações voluntarias como o jejum e a esmola, á partilha fraterna (obras de caridade e missionária). Hoje muitos católicos não querem viver esse tempo de recolhimento de reflexão, no direito canônico vem nos exortando que todos cristãos católicos tem que jejuar e fazer penitencia. Cân: 1249. Todos os fiem, estão obrigado por lei divina a fazer penitencia que todos os fieis os fieis dediquem á oração, façam obras de piedade e caridade, renunciem a si mesmo, observando principalmente o jejum e a abstinência.  Observe o que vai falar São Domingos de Gusmão “Sem penitencia não há ação sobrenatural sobre as almas”. E no evangelho de Mt:03,02 fazei penitencia porque esta próximo o reino dos céus. Vejamos os fieis hoje vivi como se nada tivesse acontecendo, muitos querendo viver na malicia não querem renúncia nada, exemplos: televisão, novelas, Musicas, bebedeira e outros vícios, estando na concupiscência da carne. No livro Tanquerey fala o seguinte da quaresma no par: 1585.
 A estes meio acrescentará a quaresma o jejum, a abstinência e a esmola, para lutarmos vitoriosamente contra as tentações; praticarem,os tudo isso em união com Jesus, que durante quarenta dias se retirou ao deserto, para fazer penitencia em nosso nome, e se sujeitou a ser  tentado, para nos ensinar como resistir ao demônio. O prefácio dirnos-á que o jejum esmaga os vícios, eleva o coração a Deus e nos alcança aumento de virtude e merecimentos.
 “  A igreja Católica, desde os primeiro tempos, continuou a pratica do uso das cinzas com o mesmo simbolismo de arrependimento. O pesador Tertuliano (ano 160 a 220) prescreveu que um penitente deveria “viver sem alegria, vestido com tecido de saco rude e coberto de cinzas”.
E escrevo a todos os meus irmãos em Cristo Jesus a viver uma vida austera.

Salve Maria!


Postado por 
Irmão Jobson
Religioso da Fratenidade Combatentes Na Fé


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria