quinta-feira, 19 de janeiro de 2012




Mestres e alunos
                                        
A verdade imutável

   Agradeço a Deus pelo dom que vos deu aos  professores da Faculdade São Bento; de ensinar as verdades que não são nem minha, nem sua, para que não possam ser nossa. Não somos nós que a possuímos, mas é ela que nos possui. A verdade não é uma ideia abstrata, porém é uma verdade concreta que chama-se “Jesus Cristo”. Por esta razão Santo Agostinho diz: “onde eu encontrei a verdade , ai eu encontrei o meu Deus, que é a própria verdade”.
  A verdade liberta-nos dos conceitos pré-estabelecidos, das meras opiniões. Não podemos pensar que a verdade é uma dialética sem fim, onde se discutem as opiniões sem nunca se chegar a um repouso, todavia se falamos da verdade é porque ela existe se não; não falaríamos dela. A “veritas” existe não fora de nós, mas intrínseco a nossa alma quer estar sempre inquieta a sua busca.
  Os homens que são desejosos da verdade se assemelham às águias, pois assim como a águia; que é o pássaro que tem um vôo mais alto entre todos os pássaros, assim são os homens que tomados por este desejo, se elevam acima de outros que não a buscam. O caminho da verdade celeste é maravilhoso e nos ultrapassa, não é orgulho voar ao seu encontro, pois como escreveu o bispo de Hipona: “ Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria”. O que é a verdade e a sabedoria? senão Deus encarnado entre os homens “Et verbum caro factum est, et habitávit in nobis” e o verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1,14). Os Gregos já desejavam esta verdade; A verdade imutável que transcende o mundo imanente o próprio Platão ao definir a filosofia e o filósofo dizia: “ Que filosofar não outra coisa senão o amor a Deus, e que o filósofo outra coisa não era senão o amado de Deus”. Que direi do grande Aristóteles que tanta eficácia prova a unidade de Deus, e que falou dele tão honrosamente. E´  tão verdade isto que Santo Agostinho inspirava-se em Platão e Santo Tomás, fundamentava-se em Aristóteles .
    Para a busca da verdade, que possamos ser como estes homens que se assemelhavam a águia que voando mais alto encontravam a montanha mais elevada e por isso contemplaram a verdade com maior clareza, quanto mais se elevavam no pensamento terreno, mais se aproximavam da verdade celeste. Eles estavam sob duas asas: A fé, e a razão. Que possibilitava para eles voarem cada vez mais alto.

Neste ano, os alunos puderam escutar muitas verdades na boca dos professores, sem dúvida porque estavam possuídos por ela, todavia já explicava Santo Agostinho: “De qualquer  pessoa que procede um conselho verdadeiro, não vem dessa pessoa humana, mas sim daquele que é a verdade, isto é, do Deus imutável”
 As palavras dos mestres do ensinamento foram como que um líquido inflamável sob o meu coração. Quanto mais ensinavam filosofia, mais e mais incendiava o meu coração, para a verdade imutável. Confesso a todos os professores e alunos que meu coração esta em chamas e que nem as águas de todo o oceano são capazes de apagar. Fui possuído de tal forma pela verdade que é este fogo inextinguível que derreteu a geleira da minha ignorância e as águas que escorreram, daí deram vida a terra ressequida da minha irracionalidade.
  Como escreveu São Clemente Romano “sigamos o caminho da verdade” Para a ilusão a muitos caminhos, porém para a verdade imutável apenas um. Que possamos ser iluminados por aquele que afirmou: “Ego sum lux mundi” Eu sou  Luz do mundo        (Jo 8,12) somente com esta luz poderemos ver a realidade, e sermos plenamente  felizes, por esta razão Sêneca dizia: “ninguém, lançado fora da verdade merece o nome de feliz” para se chegar a felicidade é preciso estar sobre este trilho que conduzirá ao fim último do homem a contemplação da verdade imutável.
  A sagrada escritura fonte da verdade declara: “minha boca proclama a verdade”          (Pr 8,7) eu já não posso me calar a respeito dela. O meu cálice já esta transbordando como que uma água viva que sai do meu  interior (Jo 7,38), esta água escorre por este texto para chegar aos vossos corações, tanto dos professores, Que são nossos tutores do saber, como dos alunos que estão aberto ao conhecer.
  Enfim agradeço a todos vós que fizeram parte da minha história. Por este ano, Deus derrame chuva de graça sobre todos que no decorrer destes dois semestre se encontram, na busca da verdadeira sabedoria.

Pax et bonum

Paz e bem                                                                          

Ir.Trovão



4 comentários:

  1. I like your style: brief and informative. Good job!

    ResponderExcluir
  2. Thanks, this story is very interesting and absorbing! I'm looking forward to reading your new stories! You wield a formidable pen, my friend!

    ResponderExcluir
  3. You are a true master of the quill! This reading was the so absorbing! Write more and thank you!

    ResponderExcluir
  4. You are a true master of the quill! This reading was the so absorbing! Write more and thank you!

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria