sábado, 29 de outubro de 2011

A humildade é o remédio contra o orgulho

 A humildade é o remédio contra o orgulho


 “Humilhai-vos na presença do Senhor e Ele vos exaltará” (Tg 4,10), Só o humilde poder ser exaltado, porque ele sabe que a exaltação não vem dele próprio, mas de Deus. Santo Agostinho falava:          “Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria”, São João da Cruz  vai nos dizer: “ É humilde quem se esconde no seu nada, e sabe abandonar-se em Deus”, Jose Maria Escrivá vai dizer: “Quando  o amor enche o coração, não deixa nele lugar para mais nada. Nem para o ódio, nem para o rancor, nem para o orgulho”.
  A palavra humildade é similar a palavra” humano e húmus”, por exemplo. (humilde e humildade) a raiz latina húmus significa     “Aquilo que vem da terra”, humilhar originalmente quer dizer aquele que numa luta colocava o outro no chão. Humildade, bem apropriada, é aquela que mantém os pés no chão. Tomás de Kempis nos exorta: “A estarmos sujeitos para que todos os homens possam passar sobre nós, pisar-vos como pisam na lama”, São Francisco de Assis” foi elevado por Deus por que queria ser desprezado por todos”, São Francisco de Sales “pediu para que quando ele morresse enterrassem-no, no meio da Igreja para que todos pudessem passar pro cima dele”.
  São Vicente de Paula dizia: “A arma mais poderosa contra o demônio é a humildade; pois não a conhecendo ele não sabe se defender contra ela”, Já São Francisco Sales vai nos dizer:                    ” A humildade é o terror de satanás”. Ele quis se elevar acima das nuvens se precipitou aos infernos. Que nós possamos nos        humilhar-nos na terra para que Deus possa nos elevar no céu. O livro imitação de Cristo diz: “Quando um homem se humilha por seus defeitos abrandam facilmente os outros, e sem dificuldade satisfaz aos que estão irados contra ele”.  Lembramos que dever ser uma verdadeira humildade. A  falsa humildade é puro orgulho.

Santo Agostinho completa: “Similar humildade é soberba”. Vejamos o que São Francisco de Sales fala da verdadeira humildade: “ O verdadeiro bem se conhece pela mesma prova que o verdadeiro bálsamo. Deste faz-se a prova em destilando em água: se vai ao fundo, julga-se que é puro, finíssimo é de grande valor. Se fica à borda da água, conclui-se que é alterado e falsificado. Queres, pois, saber se certa pessoa é sábia, prudente, nobre e generosa? Examina se estas qualidades são acompanhadas de: humildade, da modéstia e da submissão para os seus superiores”. Santo Agostinho a respeito da humildade dizia: “ O primeiro passo na busca da verdade é a humildade, o segundo, a humildade, o terceiro , a humildade e o último a humildade”.
    Nos precisamos nos aniquilar a nós mesmos. Tomás de kempis escreveu: “Aprende a obedecer, pó soberbo; aprendo, barro de lado, a humilhar-te. E a meter-te debaixo dos pés de todos, aprende a quebrantar tua vontade, e fazer-te vítima da obediência”.              O Papa Paulo VI diz: “ A humildade é o espaço do amor”,               Santo Padre Pio vai nos dizer: “ Humilhemo-nos nas humilhações”. Sigamos o exemplo de Jesus Cristo que sendo Deus, se fez homem. Santo Antonio de Pádua diz: “ Ele veio a ti para pode ir a ele”. E Santo Agostinho disse: “posto que o homem caísse por orgulho (Deus) recorreu à humildade para o curar

  Postado por:
Irmão Trovão
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria