quarta-feira, 3 de agosto de 2011

       OS três campos de Batalha


 são: Homem, o mundo e satanás. Devemos  conhecer  estas três dimensões da “Guerra espiritual”.      O Homem pela desobediência de um só homem todos se tornaram pecadores” (Rm 5,19), o homem trava um combate com ele mesmo. Para vencer o pecado; pela graça do batismo, o Cristão tem a força para combater contra o pecado. “Inserido nesta batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxílio da Graça de Deus”  (CIC nº 409). São Paulo nos relatou com muita clareza este combate: “Sabemos, de fato, que a lei é espiritual, mas sou carnal, vendido ao pecado, não entendo. Absolutamente, o que faço, pois não faço o que quero; faço que aborreço. E se, faço o que não quero, reconheço que a lei é boa. Mas, então, não sou eu que faço, mas o pecado que em mim habita. Eu sei que em mim, isto é, na minha carne não habita o bem, porque o querer o bem está em mim, mas não sou capaz de efetuá-lo. Não faço o bem que queria, mas o mal que não quero, ora se faço o que não quero, ja não sou eu que faço, mas sim o pecado que em mim habita” (Rm 7,14-20).
    Por isso é importante o autoconhecimento. Pois nem tudo provém do demônio, mas das nossas fraquezas. Santo Agostinho disse:               “Não culpes o demônio por tudo que vai mal, Muitas vezes o homem é seu próprio Demônio”. Na carta de São Tiago está escrito;              “Cada um é tentado pela sua própria concupiscência, depois de conceber, dá a luz o pecado, e o pecado uma vez consumado, gera a morte”(Tg 1,14-15).  O mundo “não sabeis que o amor do mundo é abominado por Deus ? Todo aquele que quer ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”(Tg 4,4). A sagrada escritura diz :        
 “que o mundo  faz sob o maligno” (I Jo 5,19), quando a sagrada escritura fala que o mundo faz sob o maligno. Não é a criação de Deus. Mas depois da queda dos anjos a terra o mundo  se tornou o palco da  “Guerra espiritual” a sagrada escritura nos atesta isso      “Ò terra e mar cuidado! Porque o demônio desceu para vós, cheio de grande irá, sabendo que pouco tempo lhe resta” (Ap 12,12);     “Ele é o pai da mentira” (Jo 8,44), engana para que as almas se apeguem ao mundo, mais que a Deus. Por Isso o evangelho de São João nos fala:“No mundo haveis de ter aflições, coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16,33), em outra parte está escrito: “Não ameis o mundo nem as coisas do mundo, se alguém ama o mundo, não está nele o amor do pai, porque tudo o que há no mundo: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida” (I Jo 2,15).                       E satanás !: “ Foi por inveja do demônio que a morte entrou no mundo, e os que pertencem ao demônio provala-ão “(Sb 2,24).        A bíblia é muito clara quando relata sobre a sua ação: “Ele veio para matar, roubar e destruir” (Jo 10,10); “Ele era homicida desde o principio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele” (Jo 8,44). Quando diz mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e “pai da mentira”. Santo Afonso de Ligório ensina: “Eu sei que somos tentados todos os dias, todas as noites e que o demônio não perde ocasião para nos fazer cair”. Santo Agostinho nos declara: “ Nossa vida é uma peregrinação, como tal, esta cheia de tentações, porem nossa maturidade se forja nas tentações. Ninguém conhece à si mesmo se não é tentado; nem pode ser coroado, se não vencer. Nem vencer, se não lutar. “Nem lutar, se lhe faltem inimigos”.   A sagrada escritura é muito clara quando diz que até Jesus foi tentado pelos demônios (Lc 4,2). O demônio faz de tudo para possuir o homem. Mas, se ele não conseguir só. Chama legiões de demônios para contra atacar aquela alma (Mt 12,43-45). Satanás se disfarça como um camaleão para enganar, ele se disfarça até de apóstolo de Cristo; e de anjo de luz. Para pegar os que estão dentro da igreja (II Cor 11,13-15), mas é muito importante saber que nem tudo é o demônio. Santo Agostinho diz “ O demônio não pode fazer mais do que lhe é permitido”         São Paulo catequizando a comunidade de Coríntios escreveu: “Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse vossas forças, mas com a tentação ele vos Dara os meios de suportá-las e sairdes dela” (I Cor 10,13). O grande doutor da Igreja Santo Agostinho nos instrui:  “O demônio não influencia nem seduz ninguém, se não encontra terreno propicio” Em outra parte o mesmo santo diz: “Não culpes o demônio por tudo que vai mal, muitas vezes o homem é seu próprio demônio”.   
Ir. Trovão           Pax eT bonum                                    
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário.
favor assinar nome e email
Salve Maria